• Agência Covere
  • 06/04/2023

Protetores laterais: o que diz a legislação sobre seu uso? | <p>Com regulamentação da Resolução Contran 953/22, o protetor lateral é uma exigência que se mostra bastante eficaz, já que contribui para minimizar as mortes no trânsito e não modifica o desempenho dos veículos. Esse dispositivo &e

Protetores laterais: o que diz a legislação sobre seu uso?

<p>Com regulamentação da Resolução Contran 953/22, o protetor lateral é uma exigência que se mostra bastante eficaz, já que contribui para minimizar as mortes no trânsito e não modifica o desempenho dos veículos. Esse dispositivo é obrigatório desde 1º de janeiro de 2011. Foi idealizado para melhorar a segurança no trânsito, protegendo principalmente pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de pequeno porte de serem atingidos pelos pneus dos caminhões ou do rebocado. Além disso, auxilia na preservação da estrutura do veículo e do tanque de combustível, minimizando a possibilidade de incêndio em caso de acidente.<br />
O protetor é, basicamente, uma proteção instalada ao redor da carroceria, a qual diminui os espaços vazios entre pneus e componentes, como estepes, tanques e caixas de ferramentas. Caminhões, reboques e semi-reboques com PBT superior a 3.500 kg fabricados após 2011, ou cujas características originais da carroçaria forem alteradas, ou ainda, quando neles for instalado algum tipo de implemento, precisam ter protetor lateral.<br />
Mas, nem toda modificação obriga sua instalação. Alterações no motor, suspensão, instalação de tanque suplementar, por exemplo, não são mudanças que determinam a instalação obrigatória.</p>

Com regulamentação da Resolução Contran 953/22, o protetor lateral é uma exigência que se mostra bastante eficaz, já que contribui para minimizar as mortes no trânsito e não modifica o desempenho dos veículos. Esse dispositivo é obrigatório desde 1º de janeiro de 2011. Foi idealizado para melhorar a segurança no trânsito, protegendo principalmente pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de pequeno porte de serem atingidos pelos pneus dos caminhões ou do rebocado. Além disso, auxilia na preservação da estrutura do veículo e do tanque de combustível, minimizando a possibilidade de incêndio em caso de acidente.
O protetor é, basicamente, uma proteção instalada ao redor da carroceria, a qual diminui os espaços vazios entre pneus e componentes, como estepes, tanques e caixas de ferramentas. Caminhões, reboques e semi-reboques com PBT superior a 3.500 kg fabricados após 2011, ou cujas características originais da carroçaria forem alteradas, ou ainda, quando neles for instalado algum tipo de implemento, precisam ter protetor lateral.
Mas, nem toda modificação obriga sua instalação. Alterações no motor, suspensão, instalação de tanque suplementar, por exemplo, não são mudanças que determinam a instalação obrigatória.

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