• Agência Covere
  • 14/10/2025

Protetor lateral: segurança que salva vidas | <p>Os protetores laterais, atualmente regulamentados pelas Resoluções Contran 953/22 e 987/22, são uma medida eficaz para reduzir acidentes e proteger vidas sem comprometer o desempenho dos veículos.</p> <p>Tornaram-se obrigatórios a partir de 1º de janeiro

Protetor lateral: segurança que salva vidas

<p>Os protetores laterais, atualmente regulamentados pelas Resoluções Contran 953/22 e 987/22, são uma medida eficaz para reduzir acidentes e proteger vidas sem comprometer o desempenho dos veículos.</p>

<p>Tornaram-se obrigatórios a partir de 1º de janeiro de 2011, com o objetivo de aumentar a segurança viária, especialmente para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de menor porte, prevenindo impactos dos pneus de caminhões e reboques. Além disso, esses dispositivos ajudam a preservar a integridade estrutural do veículo e do tanque de combustível, diminuindo o risco de incêndios em colisões.</p>

<p>O protetor lateral funciona como uma barreira instalada ao longo da carroceria, eliminando os espaços vazios entre pneus e componentes como estepe, tanques e caixas de ferramentas. Caminhões, reboques e semirreboques com peso bruto total (PBT) acima de 3.500 kg, fabricados após 2011, ou aqueles que tenham modificado a carroceria ou recebido qualquer tipo de implemento, são obrigados a contar com o protetor lateral.</p>

<p>É importante destacar que nem toda alteração no veículo exige a instalação do protetor. Mudanças no motor, suspensão ou a adição de tanques suplementares, por exemplo, não tornam o uso obrigatório.</p>

<p>📣 Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato pelos nossos canais de comunicação. Estamos à disposição para ajudá-lo! 😉</p>

<p>Palavras-chave: protetor lateral, segurança viária, alteração de características, proteção de acidentes, integridade estrutural do veículo, CONTRAN, resoluções do CONTRAN.</p>

Os protetores laterais, atualmente regulamentados pelas Resoluções Contran 953/22 e 987/22, são uma medida eficaz para reduzir acidentes e proteger vidas sem comprometer o desempenho dos veículos.

Tornaram-se obrigatórios a partir de 1º de janeiro de 2011, com o objetivo de aumentar a segurança viária, especialmente para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de menor porte, prevenindo impactos dos pneus de caminhões e reboques. Além disso, esses dispositivos ajudam a preservar a integridade estrutural do veículo e do tanque de combustível, diminuindo o risco de incêndios em colisões.

O protetor lateral funciona como uma barreira instalada ao longo da carroceria, eliminando os espaços vazios entre pneus e componentes como estepe, tanques e caixas de ferramentas. Caminhões, reboques e semirreboques com peso bruto total (PBT) acima de 3.500 kg, fabricados após 2011, ou aqueles que tenham modificado a carroceria ou recebido qualquer tipo de implemento, são obrigados a contar com o protetor lateral.

É importante destacar que nem toda alteração no veículo exige a instalação do protetor. Mudanças no motor, suspensão ou a adição de tanques suplementares, por exemplo, não tornam o uso obrigatório.

📣 Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato pelos nossos canais de comunicação. Estamos à disposição para ajudá-lo! 😉

Palavras-chave: protetor lateral, segurança viária, alteração de características, proteção de acidentes, integridade estrutural do veículo, CONTRAN, resoluções do CONTRAN.

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