A importância das faixas refletivas nos veículos
Dirigir à noite, em dias de chuva ou com neblina não é tarefa fácil.
Nesse contexto, as faixas refletivas desempenham papel fundamental na segurança, permitindo que o
Exige atenção, experiência e habilidade, além do uso de equipamentos que aumentem a visibilidade da pista e dos veí
A importância das faixas refletivas nos veículos
Dirigir à noite, em dias de chuva ou com neblina não é tarefa fácil.
Nesse contexto, as faixas refletivas desempenham papel fundamental na segurança, permitindo que os motoristas enxerguem outros veículos com mais facilidade, reduzindo riscos e oferecendo referências visuais importantes durante a condução.
O uso das faixas refletivas é regulamentado pela Resolução Contran 948/22, que estabelece critérios para sua correta instalação e define os veículos que devem obrigatoriamente adotá-las.
Segundo a resolução, as faixas devem ser afixadas nas laterais e na traseira da carroceria, ao longo da borda inferior, alternando segmentos vermelhos e brancos dispostos horizontalmente, distribuídos de forma uniforme. Devem cobrir, no mínimo, 33,33% da extensão das laterais e 80% da traseira do veículo.
A resolução determina que veículos de carga (caminhões, reboques e semirreboques) com PBT superior a 4.536 kg, bem como ônibus, micro-ônibus e motorhomes, são obrigados a possuir faixas refletivas em suas carrocerias, garantindo maior visibilidade e segurança nas vias.
Palavras-chave: faixas refletivas, segurança no trânsito, carrocerias de veículos, visibilidade noturna, Resolução Contran 948/22, caminhões, ônibus, motorhomes, direção segura.
Voltar para UM LUGAR CHAMADO TRÂNSITO