• Grupo Ative
  • 15/09/2021

Itens Obrigatórios nos veículos | Fique atento: Uma lâmpada queimada pode pesar no seu bolso

Itens Obrigatórios nos veículos

A Resolução Contran 14/98 dispõe sobre itens obrigatórios nos automóveis. Entre eles, estão as lanternas de freio e de marcha à ré. Muitos modelos vendidos no mercado brasileiro têm mais de um indicador de freio e ré. E fica a questão: o que acontece quando o policial percebe uma lâmpada queimada? Multa! Independente do veículo ter uma segunda funcionando. 
As lanternas de itens obrigatórios não devem estar inoperantes. Independente da lâmpada queimada ser uma só. Da mesma maneira, circular com os faróis queimados ou desregulados também é passível de multa e retenção do veículo! 
Nas abordagens ou nas fiscalizações de rotina, os agentes checam o estado de conservação dos pneus e outras condições do automóvel. Faz parte do processo verificar as infrações aparentes, como os faróis sem funcionar. A obrigatoriedade do uso dos faróis nas rodovias acabou contribuindo para que o policial faça a verificação.
É raro observar agentes pedindo para que o motorista acione a luz de ré, conferindo se o quebra-sol do motorista está funcionando bem ou se realmente tem água nos reservatórios do limpador de para-brisa. Mas a fiscalização desses itens pode acontecer. O ideal é que os motoristas verifiquem todos os itens considerados obrigatórios com frequência. Além de evitar a multa por lâmpada queimada, revisar esses componentes confere mais segurança aos motoristas e passageiros, além de evitar a aplicação de multas.
O Grupo Ative confere toda a parte de iluminação e sinalização dos veículos. O alinhamento e intensidade dos faróis é conferido através de um equipamento chamado regloscópio, em toda e qualquer vistoria.


 

Voltar para UM LUGAR CHAMADO TRÂNSITO