• Agência Covere
  • 11/07/2025

Após acidente, Inmetro reforça regras sobre uso de GNV | <p>Em 07/06, dois homens morreram após uma explosão durante o abastecimento de um veículo com gás natural veicular (GNV) em um posto no centro do Rio de Janeiro. O acidente levou o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) a reforçar a impo

Após acidente, Inmetro reforça regras sobre uso de GNV

<p>Em 07/06, dois homens morreram após uma explosão durante o abastecimento de um veículo com gás natural veicular (GNV) em um posto no centro do Rio de Janeiro. O acidente levou o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) a reforçar a importância do cumprimento rigoroso das normas relacionadas ao uso do GNV.</p>

<p>O INMETRO orienta que as oficinas instaladoras devem estar devidamente registradas e atender a requisitos técnicos específicos. O instituto também alerta para os riscos de acidentes causados por instalações irregulares ou manutenções fora dos padrões estabelecidos.</p>

<p>A conversão para GNV deve ser feita exclusivamente em oficinas credenciadas, com uso de equipamentos certificados e inspeções periódicas. O objetivo é garantir não só a economia e eficiência energética do gás natural, mas também a segurança dos ocupantes e a preservação ambiental.</p>

<p>A orientação ao consumidor é clara: evite soluções improvisadas ou com preços muito baixos. A economia só compensa quando há garantia de segurança.</p>

<p>O INMETRO possui regulamentações que abrangem desde a certificação obrigatória de componentes até a atuação de instaladores e organismos de inspeção acreditados, responsáveis pelas vistorias iniciais e periódicas.</p>

<p>Os cilindros de GNV devem passar por requalificação obrigatória a cada cinco anos, ou antes, se necessário. Segundo Marcos Barradas, coordenador-geral da CGCRE, muitos acidentes ocorrem por descumprimento das normas, especialmente quando os sistemas são instalados em oficinas clandestinas, sem inspeções anuais ou requalificações.</p>

<p>Além dos riscos à vida, a falta de inspeção configura infração grave, sujeita a multas, pontos na CNH e retenção do veículo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. A inspeção deve ser feita por Organismos de Inspeção Acreditados (OIA) pelo INMETRO.</p>

<p>Após instalação ou requalificação, é obrigatória a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV), documento exigido pela SENATRAN para o licenciamento do veículo.</p>

<p>O INMETRO reforça: procure sempre instaladores registrados e mantenha as inspeções em dia. “O uso do GNV é seguro quando todas as etapas são respeitadas. As normas existem para proteger vidas, e a inspeção anual e o reteste dos cilindros são medidas essenciais”, afirma o presidente do INMETRO, Márcio André Brito.</p>

<p>Embora o GNV traga benefícios como economia, menor impacto ambiental e, em alguns estados, redução do IPVA, a segurança depende do cumprimento das exigências legais e técnicas.</p>

Em 07/06, dois homens morreram após uma explosão durante o abastecimento de um veículo com gás natural veicular (GNV) em um posto no centro do Rio de Janeiro. O acidente levou o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) a reforçar a importância do cumprimento rigoroso das normas relacionadas ao uso do GNV.

O INMETRO orienta que as oficinas instaladoras devem estar devidamente registradas e atender a requisitos técnicos específicos. O instituto também alerta para os riscos de acidentes causados por instalações irregulares ou manutenções fora dos padrões estabelecidos.

A conversão para GNV deve ser feita exclusivamente em oficinas credenciadas, com uso de equipamentos certificados e inspeções periódicas. O objetivo é garantir não só a economia e eficiência energética do gás natural, mas também a segurança dos ocupantes e a preservação ambiental.

A orientação ao consumidor é clara: evite soluções improvisadas ou com preços muito baixos. A economia só compensa quando há garantia de segurança.

O INMETRO possui regulamentações que abrangem desde a certificação obrigatória de componentes até a atuação de instaladores e organismos de inspeção acreditados, responsáveis pelas vistorias iniciais e periódicas.

Os cilindros de GNV devem passar por requalificação obrigatória a cada cinco anos, ou antes, se necessário. Segundo Marcos Barradas, coordenador-geral da CGCRE, muitos acidentes ocorrem por descumprimento das normas, especialmente quando os sistemas são instalados em oficinas clandestinas, sem inspeções anuais ou requalificações.

Além dos riscos à vida, a falta de inspeção configura infração grave, sujeita a multas, pontos na CNH e retenção do veículo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. A inspeção deve ser feita por Organismos de Inspeção Acreditados (OIA) pelo INMETRO.

Após instalação ou requalificação, é obrigatória a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV), documento exigido pela SENATRAN para o licenciamento do veículo.

O INMETRO reforça: procure sempre instaladores registrados e mantenha as inspeções em dia. “O uso do GNV é seguro quando todas as etapas são respeitadas. As normas existem para proteger vidas, e a inspeção anual e o reteste dos cilindros são medidas essenciais”, afirma o presidente do INMETRO, Márcio André Brito.

Embora o GNV traga benefícios como economia, menor impacto ambiental e, em alguns estados, redução do IPVA, a segurança depende do cumprimento das exigências legais e técnicas.

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